Miami sedia ‘international clean up day’

Newspaper: AcheiUSA
Title: Miami sedia ‘international clean up day’
Author/Reporter: /
Date: 2005

O terceiro sábado de setembro foi uma data importante para o meio ambiente. Neste dia (16), em vários cantos do mundo, milhões de pessoas se dedicaram à limpeza das praias, numa demonstração de compromisso e preocupação com uma causa que interessa a todos nós e às futuras gerações. Em Miami não foi diferente e tinha brasileiro coordenando o trabalho na Monument Island, um pedacinho de terra no coração de South Beach, que há anos vem sofrendo com o descaso de banhistas que costumam aproveitar os fins de semana naquela área.

O biólogo Luiz Rodrigues, diretor-executivo do Ecomb (Environmental Coalition of Miami Beach), conseguiu reunir um grupo de 100 estudantes, ecologistas e voluntários para a atividade do International Cleanup Day, que de certa forma contribui também para a criação de políticas públicas no setor.

“Além da limpeza em si, catalogamos todo o material recolhido para enviarmos um relatório a organizações e entidades de preservação do meio ambiente. Com estes dados será possível a elaboração de novas leis e procedimentos que realmente ajudem na redução de qualquer tipo de poluição nos mares”, afirmou Luiz. O International Cleanup Day é considerado o maior evento ambiental do mundo, desde que em sua primeira edição, há 21 anos, cerca de três mil voluntários em vários países recolheram mais de 124 toneladas de lixo das águas.

No Monument Island, um grupo de três brasileiras ajudou na limpeza. Alessandra O’Czerny, Vitória Dutra e Juliana Silva, da La Salle High School, em Coconut Groove, usaram luvas e toda a disposição para recolher dezenas de garrafas plásticas, sacos plásticos, sujeira e até peças íntimas das praias. “Sempre gostamos de participar destes eventos, pois assim estamos contribuindo para um mundo melhor”, disse Alessandra. Depois do Clenup, os voluntários participaram de uma festa no Miami Seaquarium.

Fundado em 1994, o Ecomb tem como uma de suas missões o trabalho de conscientização da sociedade quanto à importância de preservação da natureza. Desde que Luiz assumiu o cargo, a ONG tem aumentado sua atuação e, inclusive, sua parceria com a cidade de Miami-Dade. No próximo dia 27, por exemplo, numa sessão dos representantes da prefeitura, um dos temas da pauta é justamente o Ecomb, o que deve garantir mais verbas para a entidade.